Contatos

Contatos:
E-mail: sfpmitatiaia@yahoo.com.br

Manifestos








SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE ITATIAIA

MANIFESTO PÚBLICO

Os Servidores Públicos do Município de Itatiaia, através de seu sindicato, representado neste ato por seu diretor presidente, que a esta subscreve, vem perante toda a população de Itatiaia, apresentar o repúdio de todos os servidores públicos deste município, filiados ou não deste sindicato, face ao quadro de falência geral, financeira e moral, que grassa em Itatiaia. Nossa sede municipal funciona precariamente, hora sem energia elétrica, ora sem telefone, ora sem funcionários e, ainda não tivemos a água cortada porque a mesma é distribuída graciosamente pela natureza exuberante do maciço do Itatiaia.

O hospital municipal se transformou numa vergonha pública, não merecendo o menor comentário, é caso de polícia. Mas enquanto os homens dotados de grande sabedoria, sim nós os temos, escondidos, mas os temos, discutem o sexo dos anjos, seus filhos morrem por falta de atendimento no hospital municipal e você fica sem saber a quem recorrer, se ao legislativo que nada faz, ao judiciário que, segundo informações do cartório da Vara única atravancado de processos, sempre as mesmas desculpas antigas e intermináveis e, assim, só lhe resta elevar os seus olhos e pedir a Deus uma ajuda pena que será no velório de seus filhos.

Agora, um grupo de pessoas, veio me falar das esperanças na eleição municipal, no entanto, não conseguem me informar qual será essa mudança extraordinária que ocorrerá com o pleito de outubro. Acredito que praticamente nenhuma. Porque as pessoas continuaram a trocar sua dignidade por favores e a vida de seus filhos por remédios, dinheiro para o gás ou para a luz, ou pior por cestas básicas, perpetuando o seu sofrimento, para ao final sem educação e sem esperança, entregue às drogas verem seus filhos serem caçados como animais pela polícia. Sim, somos responsáveis por isso também, pela esperança de nossos filhos. E, digo isso como pai, não apenas como representante de uma classe trabalhadora, nada neste mundo é mais importante para um pai que seus filhos por serem a promessa de transformação da vida futura.

O que temos então?

Um legislativo omisso que não tem coragem nem para fiscalizar as leis que ele mesmo aprova, muito menos para propor uma cassação do mandato do prefeito municipal e, olhe, isso é uma atribuição deles, isso mesmo dessas pessoas que você vem votando repetidas vezes.

Com o judiciário não podemos contar visto a eterna cantilena da vara única, o juiz tem na conclusão mais de quinhentos processos, as leis são arcaicas e garantem a perpetuação deste estado de coisa por não dar ao Estado Juiz ferramentas para uma resposta rápida ao jurisdicionado, no entanto, ritos especiais como Mandados de Segurança, mofam no escaninho da conclusão, mas, dizem, que a culpa é do povo que não sabe votar.

E você população que pouco ou nada faz por sua cidade, apenas reclama. Os funcionários públicos são de péssima qualidade e atendem muito mal, mas te atendem mesmo com a prefeitura sem luz, mesmo que o hospital não tenha remédios, mesmo que não tenham esperanças, essas pessoas tentam, ainda que heroicamente, apresentar alguma solução. Talvez por medo da vida, talvez por medo da morte. Mas você também é culpado por esta falência generalizada das instituições, porque votou mal e não fiscalizou os atos dos eleitos e porque foi aos vereadores pedir em benefício próprio (dinheiro, emprego, comida etc.) ou invés de exigir a melhoraria do bem comum e por ter omisso com suas responsabilidades chegamos a situação atual. Isso foi feito por você que demonstrou tanto valor quando da emancipação, então para que emancipar?

Será que foi somente para criar nestas paragens uma nova Macondo, uma Nova Sucupira, um ninho de corruptos e de cascavéis, onde o próprio povo se vampirisa, sorvendo de si próprio cada gota de sangue e de esperança.

Temos de outra feita o Ministério Público, que deveria funcionar como fiscal da lei na garantia da democracia e acabou ridicularizado pelos homens do poder que dizem: “esses promotorzinhos pesam que são gente” ou “com qualquer R$ 10.000,00 (dez mil reais) eu compro um feixe deles”, é de conhecimento público o que relato e nosso povo acha tudo isso normal e aceitável, mas o que fazer quando às instituições solicitam e obtém tutelas sem condições de serem cumpridas, sigilos bancários que não são quebrados, as investigações são mal conduzidas. E, assim é a vida em Itatiaia, um eterno desrespeito ao cidadão e as leis.

Assim seguimos esperando uma nova festa com o dinheiro público, que mais uma pessoa morra no hospital por falta de atendimento e/ou medicamento, que os funcionários e pacientes fiquem mais um dia sem alimentação por falta de pagamento, que a cidade mergulhe numa nova idade das trevas por falta de pagamento ao fornecedor de energia elétrica.

Descobri nesses últimos dias que não sou tão forte quanto pensava, suporto a falta de pagamento, já são muitos meses, a transferência e perseguição aos nossos diretores, aceito a dor de nossos filhos que morrem e/ou sofrem nas filas do hospital municipal, aceito até inércia do legislativo já que foi nossa escolha, a pouco operacionalidade do Judiciário, mas não posso aceitar que depois de tantas lutas ver esse sonho se perder pelo pouco conhecimento dos munícipes no exercício de sua cidadania. Eu vos pergunto: Até aonde chegaremos?

A resposta não pertence a mim mas a todos nós e, estará no resultado das urnas de 03 de outubro de 2004, onde o nosso município renascerá ou continuara padecendo pelos próximos quatro anos. Pensem nisto. Pelo menos pensem não dói e não estraga os dentes.



Itatiaia/RJ, 18/08/2004.


Jacir Luz Martins
Diretor Presidente