Confira nesta edição os perfis dos candidatos a prefeito de Itatiaia. (A Voz da Cidade 16/08/2016)
PROFESSOR ADRIANO (50) – PSOL
Adriano José dos Santos, 49 anos, conhecido como professor Adriano, é casado com Eliane de Oliveira Santos e pai de Marcela e Talita, de 19 e 27 anos. Desde os 13, Adriano participa da vida política atuando na Organização Fraterna para Promoção Humana (Ofra) – a primeira entidade fundada em Itatiaia. Filiou-se ao PT, sigla pela qual disputou o cargo de vereador, ficando como 1º suplente em duas ocasiões.
Agora, filiado ao PSOL, professor Adriano luta pelo cargo de prefeito ao lado do candidato a vice-prefeito, Antônio de Marins, do mesmo partido. “Estamos construindo um Programa de Governo com a participação das pessoas e podemos destacar entre os objetivos, a qualidade de vida em primeiro lugar: mais escolas, creches, postos de saúde e hospital com infraestrutura e material de qualidade e quantidade suficiente para atender aos usuários”, mencionou o candidato.
Frisou ainda que pretende “promover autonomia pedagógica centrada numa educação libertadora que visa a formação integral e plena da criança e do adolescente”, além de fortalecer a cooperação com a rede estadual de ensino integrando melhor o ensino municipal e garantir acesso aos exames e fornecimento de insumos hospitalares dentro de prazos razoáveis e necessários aos pacientes da rede pública. Professor Adriano também citou a valorização do funcionário público e uma proposta de reforma tributária baseada na proporcionalidade e na progressividade da cobrança de impostos.
Disse ainda que visa implantar um sistema municipal de saneamento básico, entre outros projetos.
DENILSON SAMPAIO (55) – PSD
O empresário Denílson Sampaio, 44 anos, é casado com Fernanda Carlos e é pai de Guilherme, de 16 anos, e Pietra, de 11. Filho de Odília Sampaio e José Rodrigues da Silva nasceu em São Paulo, mas desde os dois anos vive em Itatiaia, cidade onde sua família está desde que era o povoado de Campo Belo. Denílson nunca havia pensado em participar da política, mas em 2009 foi convidado a ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e trabalhou para a atração de empresas para Itatiaia.
Pelo PSD, Denílson Sampaio é candidato a prefeito pela primeira vez, na Coligação Confiança para Avançar com o Povo, junto com a vice Adriana Fontes, do PP. Evangélico, Denílson deseja ser prefeito por acreditar que a administração pública conduzida com seriedade pode mudar vidas. E Itatiaia, após atrair as maiores empresas do mundo, não pode agora perder a oportunidade de se tornar uma cidade mais humana, estruturada, bonita e com oportunidade para todos.
O plano de governo de Denílson baseia-se na capacitação técnica, qualificando cidadãos para vagas nas empresas; forte investimento em educação, que consiste na ampliação de vagas em creches e criação de escolas integrais; e no desenvolvimento urbano, com investimento em mobilidade e revitalização da cidade que serão fundamentais para o turismo.
“São metas para aumentar a renda familiar e dar independência financeira ao município, que nos permitirá melhorar a qualidade dos serviços públicos, principalmente da saúde. Muitos disseram que seria impossível trazer investimentos para Itatiaia, mas com persistência conseguimos atrair grandes empresas. Tenho convicção que, com muito trabalho e credibilidade, vamos transformar Itatiaia em uma cidade melhor para todos nós e um modelo no estado do Rio”, destacou o candidato.
DUDU (15) - PMDB
Eduardo Guedes da Silva, mais conhecido como Dudu, tem 38 anos, natural do Rio de Janeiro, filho de Dona Maria de Lourdes Guedes da Silva, é casado com Ana Paula Honorato Guedes, com quem tem duas filhas, Maria Eduarda e Camila, três enteados e um neto, o Benjamin. Dudu é funcionário público da Prefeitura de Itatiaia e ingressou na vida pública bem cedo, começando como secretário de associação de moradores, em Penedo, onde viu de perto as reais necessidades do povo e contribuiu para sua melhoria.
Atualmente está em seu terceiro mandato como vereador. Agora é candidato a prefeito pelo PMDB com a coligação O Povo em Primeiro Lugar, com o vice-prefeito Sebastião Mantovani, o Jabá (PDT). Segundo ele, virá para disputa do Executivo para colocar em prática tudo o que pediu nesses anos como vereador e não foi atendido. “O meu desejo em ser prefeito de Itatiaia passa pelo espírito de homem público e senso de urgência que eu tenho pelas causas sociais da cidade de Itatiaia. E o que me motiva a seguir minha jornada em busca de uma cidade melhor e mais justa é o amor que eu tenho por Itatiaia. Precisamos devolver essa terra para os verdadeiros donos: o povo”, declarou, completando que deseja ainda resgatar o orgulho de ser cidadão itatiaiense.
Como planos de governo pretende resgatar a Guarda Mirim, a fanfarra da cidade, órgãos públicos que atendam o cidadão. Ele deseja ainda trabalhar para uma saúde melhor, uma educação com mais qualidade, e proporcionar aos jovens um futuro promissor, com mais oportunidades e acesso justo ao mercado de trabalho. Seu governo não será de “mirabolâncias”, mas algo que funcione e mude a vida das pessoas para melhor. Todas as áreas da cidade serão contempladas, principalmente saúde, educação e geração de emprego e renda.
SANCLER (40) - PSB
Aos 37 anos, Eduardo Sancler Jacob do Amaral é natural do Rio de Janeiro. Pelo PSB ele é candidato a prefeito de Itatiaia pela Coligação Renovação com Experiência, cujo candidato a vice-prefeito é Jair Alexandre (PSDB). Sancler é casado com Raquel Miranda Lacerda do Amaral, com quem tem dois filhos, Eduarda e Davi, de 13 e sete anos, respectivamente.
Evangélico, o administrador de empresas, contou que sempre se interessou por assuntos de política e chegou um momento que viu que podia ir além, transformar o interesse em ação. Filiou-se a um partido e disputou sua primeira eleição em 2004. Tentou novamente em 2008, onde foi eleito vereador, sendo o mais votado na coligação que participava. “Sou um homem de ação e decidi ir à luta para ajudar as pessoas de Itatiaia e construir uma cidade melhor para todos. Hoje, sei que fiz a escolha certa”, declarou Sancler.
O candidato disse que deseja ser prefeito porque tem ouvido as famílias de Itatiaia e está percebendo suas dificuldades e desejos por uma vida melhor. Segundo ele, isso deu ainda mais vontade de lutar por todas essas famílias na saúde, educação, emprego, segurança, entre outros. Sancler sabe a dificuldades das pessoas de Itatiaia em conseguir emprego, mas pretende buscar parcerias com as empresas da cidade para priorizar os trabalhadores, desde o primeiro emprego aos mais experientes. Ele pretende ainda instalar uma escola técnica e implantar cursos profissionalizantes para atender o mercado industrial, civil e turístico.
LHL – LUIZ HENRIQUE (17) - PSL
O itatiaiense Luiz Henrique Lemos é conhecido na cidade como LHL. Filho de Teresa Correa Lemos, tem 58 anos, casado com Ana Lúcia Leite Lemos e pai de Camila, 16 anos, e Carolina, 18 anos. O empresário disputa o cargo de prefeito pelo PSL, dentro da Chapa Única com o Povo e Para o Povo, com Jorge Taixeirão, do mesmo partido, como candidato a vice-prefeito. LHL conta que começou a participar da vida pública em 1995, quando foi presidente de associação de moradores no Rio de Janeiro, nos bairros Mallet e adjacências.
Depois se tornou assessor político do deputado federal constituinte, Jorge Leite. LHL ao longo de sua vida esteve filiado a três partidos, além do atual, PMDB e PT. Católico, deseja ser prefeito para representar os anseios e necessidades da população e, fazer uma cidade melhor, mais digna e justa para todos os cidadãos de Itatiaia.
“Para você cidadão de Itatiaia, indignado e sofrido, ao longo dos 27 anos de emancipação da cidade, o que eu tenho a dizer é: Quem fez, fez! Quem não fez, perdeu a vez! Vamos juntos para a inovação da política pública de Itatiaia. Um por todos e todos por um! LHL com o povo e para o povo”, concluiu.
Matéria publicada no jornal A Voz da Cidade em 16/08/2016 disponível em http://avozdacidade.com/site/noticias/politica/53380
Fotos da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário