Contatos

Contatos:
E-mail: sfpmitatiaia@yahoo.com.br

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Câmara adia votação de CP contra prefeito de Itatiaia

Publicado em 17/2/2012, às 14h33
Última atualização em 17/2/2012, às 14h33
Itatiaia
O plenário da Câmara Municipal lotou na noite de ontem (16). A expectativa dos populares era de ver os vereadores abrirem uma CP (Comissão Processante) para investigar denúncias que recaem sobre o prefeito Luis Carlos Ypê (PP). Mas, não foi isso que aconteceu. Numa decisão que causou indignação entre os presentes, o presidente do Legislativo, Eduardo Guedes, o Dudu (PSDB), anunciou que a votação do caso ocorreria somente numa próxima sessão, possivelmente na semana que vem. Três membros da Casa faltaram ao encontro.
A atuação do prefeito está em xeque, e atraindo a atenção da comunidade por conta de denúncias levantadas pelo advogado Valdo Duarte Gomes. Enquanto cidadão, ele entrou com um ofício na Câmara, solicitando aos parlamentares que averiguassem possíveis irregularidades na construção da garagem do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros. O caso ganhou repercussão ao ser divulgado pela imprensa local.
Segundo ofício apresentado por Valdo, Ypê pagou o empreendimento em questão no último dia 29 de dezembro. Porém, a obra só teve início quase dois meses depois, ou seja, no dia 1º de fevereiro deste ano. E, de acordo com o autor da denúncia, essa seria apenas uma das irregularidades encontradas na licitação da garagem.
Antes mesmo da sessão de ontem começar, a posição do vereador Dudu prenunciava que a votação da CP não ocorreria, conforme os presentes aguardavam.
- A minha posição, hoje, é mais de cumprir a função do parlamentar, que é investigar. Só não vou permitir que a proximidade das eleições traga uma onda de "denuncismos" (sic) à Câmara Municipal de Itatiaia - afirmou.
Por outro lado, o parlamentar Eduardo Sancler (PDT), declaradamente opositor do governo de Ypê, garantiu que o voto dele era a favor da CP:
- A verdade tem que prevalecer e a denúncia em questão tem provas documentais. Se o prefeito errou, ele tem que pagar pelo seu erro. Quero que meus colegas abram a Comissão e, no que depender de mim, o prefeito pode até ser cassado.
‘Balde de água fria'
Após a leitura da denúncia, com o plenário da Casa em polvorosa pela abertura da CP, um pronunciamento do presidente Dudu jogou um balde de água fria nos populares. O vereador alegou que o documento deu entrada no Legislativo no período de recesso e que, portanto, não houve tempo hábil para que todos os parlamentares o analisassem com calma.
- Para que nenhum colega fique sem saber do que se trata, estamos distribuindo cópias da denúncia a todos. Assim, poderemos votar mais conscientes, numa próxima sessão - argumentou, sem conseguir conter os comentários de insatisfação que o anúncio despertou entre o público presente.
O parlamentar Vander Leite Gomes (PMDB) também se pronunciou sobre o assunto:
- Estamos diante de uma denúncia séria. Porém, quero deixar claro que não vamos perseguir ninguém. Faremos o nosso trabalho, que é fiscalizar o Executivo, porque fomos eleitos para isso.
Mas foi a resposta inflamada de Sancler que agitou os populares.
- Como é que a população sabia que a votação seria hoje, e os três vereadores ausentes não? Isso não tem cabimento - polemizou, sendo ovacionado pelo plenário.
O DIÁRIO DO VALE tentou insistentemente falar com o prefeito Ypê a respeito do assunto, mas não conseguiu. Ele ficou de retornar as ligações, o que não aconteceu. Já sua assessoria de imprensa não se pronunciou sobre o caso.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,53086,Camara%20adia%20votacao%20de%20CP%20contra%20prefeito%20de%20Itatiaia.html#ixzz1mjXxMIEm

Nenhum comentário: