
27/04/2011 17:22:25
ANOS DE ABANDONO
Mário Moura
Não importa se o período é desse ou daquele prefeito, o fato é que a deterioração não somente do Centro de Itatiaia em particular, mas da cidade como um todo – Penedo incluso com louvor – é lastimável sob todos os aspectos. E o pior é que os protagonistas da demolição desse espaço onde a Natureza resiste com bravura, são os mesmos que se oferecem como salvadores da Pátria, como se não houvesse em Itatiaia ninguém, a não ser eles, capaz de ocupar o gabinete reservado ao prefeito da Cidade. Que destino cruel o de Itatiaia!
O esquecimento do Centro de Itatiaia pelos gestores municipais desde a criação do município vai na contramão da tendência de revitalização de áreas históricas, como ocorrem em outras partes do mundo, deixando de ofertar à população e aos turistas o prazer de usufruir de um espaço com referências históricas e culturais. E olha que Itatiaia tem histórias para contar. A degradação do Centro de Itatiaia contaminou outras partes da cidade, como Penedo, que sem os olhos do poder público, a decadência do espaço físico vai acabar abrindo brechas para a invasão da decadência humana, com a transformação do atual espaço gastronômico em um ambiente pesado de vícios e criminalidade. Como dizia a minha avó: “quem avisa amigo é”.
As polícias civil e militar têm tido trabalho. Prendem com frequência pessoas acusadas de tráfico de drogas naquela área. Estas operações, comuns nos dias de hoje, é a confirmação de uma das faces da história de decadência de Itatiaia, vividas por outros municípios do Estado, que não serviram de alerta aos nossos gestores. O aspecto de cidade-fantasma, definição dada à Itatiaia por muitos que passam pela Rodovia Presidente Dutra, contrasta com a beleza do imponente Parque Nacional do Itatiaia, que não sucumbi ao caos aos seus pés. O movimento intenso de visitantes deslumbrados com a paisagem e ávidos por diversão caminha para ser coisa do passado. Após tanto tempo de omissão dos gestores públicos, a desordem reconhece o vácuo no coração da cidade, cujos governantes parecem não fazer esforço em defender, e muito menos recuperar. Território livre para os aventureiros de plantão, de olhos gordos no poder de uma cidade que não valoriza sua história e sua gente.
Sem o interesse da prefeitura e a intervenção conjunta de outros atores públicos, a parceria dos governos estadual e federal para a revitalização da cidade continuará sendo tema recorrente das campanhas publicitárias em ano eleitoral. Depois de 22 anos de vida e completo abandono, a revitalização do Centro de Itatiaia parece ser quase uma utopia.
SOBRE O ARTIGO ACIMA
Depois que a Prefeitura de Itatiaia distribuiu de casa em casa um jornal recheado de propaganda dos seus feitos, através de textos e imagens que revelam uma cidade pujante e encantadora, recebi centenas de e-mails com críticas severas ao que muitos chamavam de propaganda enganosa. Não chego a tanto, vejo coisas sendo feitas, mas com uma lentidão que nós dá a impressão de que nada está mudando na cidade. Não há como negar as ações positivas na área do desenvolvimento com a implantação de novas empresas com a consequente criação de postos de trabalho, um dos muitos e graves problemas de Itatiaia. Porém, o que tem sido feito não é nem de longe suficiente para entusiasmar a maioria da população itatiaiense, que continua decepcionada com seus homens públicos incapazes de dar um rumo para cidade e melhorar a qualidade de vida da sua gente. O papel aceita qualquer coisa, mas a população não. A reação das pessoas que me escreveram motivou o artigo acima, que manifesta a minha insatisfação, como morador da cidade, que vive tantos anos de abandono.
Agência Rio de Notícias © 2011 - todos os direitos reservados
www.agenciario.com